Quando falamos em liderança feminina, sabemos que a abordagem inclui o cuidado. Esse cuidado, pode ser integrada ao PDCA que assim fica mais humano, feminino e eficiente. Meu foco é ver cada vez mais mulheres empreendedoras gerindo seus próprios negócios, conscientes das suas entregas e sendo responsáveis pelos seus resultados.
Nascemos com o instinto de cuidar e temos a opção de usar esse instinto para agir estrategicamente. Como gestoras, temos a opção de usar nossa intuição que se conecta com nossa energia feminina e transformar a forma como gerimos nossa vida profissional ou pessoal, nossos negócios, replicando valores e estruturas masculinas.
Então como aplicar a abordagem do cuidado nas diferentes etapas do PDCA:
1. Planejamento (Plan):
Para planejar, precisamos cuidar da análise detalhadamente. Entender quais são os problemas, as necessidades dos envolvidos e quais são os objetivos. Assim pode conhecer realmente sua intenção e evitar ruídos motivacionais, erros de comunicação e abandono de plano de ação.
Estabeleça metas realistas e alinhadas com a gestão financeira. Pergunte-se sempre: Como essa meta vai impactar todos os envolvidos, o ambiente e o futuro do mercado? Cuide de cada uma durante a implementação e faça isso na etapa Check deste método de gestão.
2. Execução (Do):
Execute seu plano com muita atenção aos detalhes. Cuide da comunicação com a equipe, dê o suporte necessário e esteja sempre presente. Fique atento aos prazos, de cada detalhe das entregas e seja a guardiã do seu propósito, colocando-o no core business.
Ao implementar mudanças, concentre-se na qualidade da sua entrega. Faça com que os processos sejam executados com excelência, isso ajudará a compreender quais ajustes serão necessários: foi executado com detalhe ao que foi planejado e pensado.
3. Verificação (Check):
Analise seus resultados com cuidado. Essa é uma etapa desafiadora para muitas empreendedoras - enxergue seus resultados de forma crítica e positiva. Não se atente apenas aos números, mas considere o impacto nas pessoas, no caixa e no ambiente. Peça feedbacks, isso fará uma enorme diferença na busca dos dados necessários.
Ouça o feedback de todos os interessados. Esteja aberta para o aprendizado, e use de sua intuição para fazer novos planos. Mostre empatia e ajuste o plano conforme necessário.
4. Ação (Act):
Se forem necessárias correções ou ajustes, faça com cuidado, e preserve o lado motivacional, o tempo e a intenção da mudança. Atente em como essas mudanças afetarão as pessoas e seu negócio.
Pense a longo prazo, que é a melhor maneira para treinar sua mente para a energia da abundância. Essa ação vai ajudar a identificar a construção do negócio em etapas. Sempre questione: Como posso manter desenvolvimento contínuo nos processos?
Sempre atrás de um processo, existem pessoas e impactos. Cuide dessas pessoas e colha os frutos de um negócio bem-sucedido com base no cuidado constante.
Jamais esqueça da pessoa mais importante desse processo, você! Na realidade, esse autocuidado é o ‘start’ para a mudança do mindset feminino para os negócios.
Commentaires