top of page
Buscar
  • Foto do escritorEla Líder 360 Comunidade

Como Lidar com Pessoas Tóxicas

Todos nós, em algum momento da vida, temos que lidar com pessoas tóxicas. Infelizmente, essa convivência é capaz de tirar a nossa alegria, rouba a nossa paz de espírito e acaba com nossa energia.


Além de muitas vezes termos pensamentos nocivos e negativos, que ocupam um grande período do nosso dia.



É importantíssimo sabermos que podemos controlar o que queremos, o que fazemos, mas em muitas situações da vida, não podemos escolher as pessoas que convivem conosco. Como filhos, mãe, pai, colegas de trabalho, vizinhos!

 

Por isso, a nossa saúde emocional não pode estar condicionada à saúde emocional do outro. Temos que entender a importância de estarmos abertas para mudanças, uma vez que a vida de ninguém está no nosso controle!

 

É importante de focar naquilo que podemos controlar! Podemos controlar apenas os nossos sentimentos, nossas reações, nossos comportamentos!

 

Por quê?

 

COMPORTAMENTO É UMA QUESTÃO DE ESCOLHA!


Quando agimos com a certeza de estar fazendo o que é certo para nós, não quer dizer os outros irão aprovar. Mas você está tranquila com suas escolhas, por fazerem parte daquilo que você acredita.

 

Por outro lado, se não fizer o que você acha que é certo, ai existe uma chance de pelo menos 50% de que o não do outro esteja à sua espera. Nesse caso, se você fez o que acha correto, se estava dentro dos seus propósitos, das suas crenças, você saberá como dominar a situação e como quebrar possíveis objeções.

 

Para termos propósitos que são coerentes com nossos comportamentos, precisamos dos 3Rs:


1. Resiliência – capacidade de nos adaptar as mais diversas situações

2. Resistência – capacidade de brigar pelo que acreditamos para não sucumbir às pressões externas

3. Renovação – capacidade de criar o novo a partir de experiencias sempre sabendo quem nós somos

 

Assim é possível, sim, manter o equilíbrio mesmo convivendo com pessoas toxicas, seja na nossa vida pessoal ou profissional.

3

E como conseguir?


1.  Usar BOAS PALAVRAS e ter BOAS ATITUDES que são resultado de BONS PENSAMENTOS e BONS SENTIMENTOS, nos ajudam a nos fortalecer


Já ouviu a seguinte frase? A boca fala do que está cheio o coração.

 

Sabe o que isso significa?


Que nós não precisamos perpetuar o mal que nos fizeram, mas por outro lado, jamais trazer para nós o que é do outro. Estar atentos e conscientes de nossas palavras, comportamentos e ações, tendo muito cuidado para não reagir ou agir como a pessoa que consideramos toxica.

 

2. BUSQUE paz e renovação


Para ter paz de espírito e podermos nos renovar, temos que conhecer nosso espaço e saber como delimitá-lo. Por isso, antes de qualquer ação comportamento ou reação, pare, respire, veja qual o melhor comportamento a seguir. Quando simplesmente reagimos, estamos sendo iguais ao outro e aí podemos perder rapidamente nosso autocontrole, autorreconhecimento. Isso nos leva a sentir culpa. O pior sentimento possível , traz para você o que não aprova no outro.

 

3. Seja firme e consistente nas suas ações e na sua comunicação, só assim é possível estabelecer limites.


Quando uma pessoa tóxica ultrapassar seus limites, reaja, seja assertiva e lembre a pessoa que a liberdade de um acaba quando começa a do outro. Se ainda assim ela ignorar essees limites, se afaste e reduza a interação com ela. IC

 

Se gostou do nosso texto, curta e compartilhe com quem acha que vai aproveitar!!!

 

 


4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page