Todos nós, em algum momento da vida, temos que lidar com pessoas tóxicas. Infelizmente, essa convivência é capaz de tirar a nossa alegria, rouba a nossa paz de espírito e acaba com nossa energia.
Além de muitas vezes termos pensamentos nocivos e negativos, que ocupam um grande período do nosso dia.
É importantíssimo sabermos que podemos controlar o que queremos, o que fazemos, mas em muitas situações da vida, não podemos escolher as pessoas que convivem conosco. Como filhos, mãe, pai, colegas de trabalho, vizinhos!
Por isso, a nossa saúde emocional não pode estar condicionada à saúde emocional do outro. Temos que entender a importância de estarmos abertas para mudanças, uma vez que a vida de ninguém está no nosso controle!
É importante de focar naquilo que podemos controlar! Podemos controlar apenas os nossos sentimentos, nossas reações, nossos comportamentos!
Por quê?
COMPORTAMENTO É UMA QUESTÃO DE ESCOLHA!
Quando agimos com a certeza de estar fazendo o que é certo para nós, não quer dizer os outros irão aprovar. Mas você está tranquila com suas escolhas, por fazerem parte daquilo que você acredita.
Por outro lado, se não fizer o que você acha que é certo, ai existe uma chance de pelo menos 50% de que o não do outro esteja à sua espera. Nesse caso, se você fez o que acha correto, se estava dentro dos seus propósitos, das suas crenças, você saberá como dominar a situação e como quebrar possíveis objeções.
Para termos propósitos que são coerentes com nossos comportamentos, precisamos dos 3Rs:
1. Resiliência – capacidade de nos adaptar as mais diversas situações
2. Resistência – capacidade de brigar pelo que acreditamos para não sucumbir às pressões externas
3. Renovação – capacidade de criar o novo a partir de experiencias sempre sabendo quem nós somos
Assim é possível, sim, manter o equilíbrio mesmo convivendo com pessoas toxicas, seja na nossa vida pessoal ou profissional.
3
E como conseguir?
1. Usar BOAS PALAVRAS e ter BOAS ATITUDES que são resultado de BONS PENSAMENTOS e BONS SENTIMENTOS, nos ajudam a nos fortalecer
Já ouviu a seguinte frase? A boca fala do que está cheio o coração.
Sabe o que isso significa?
Que nós não precisamos perpetuar o mal que nos fizeram, mas por outro lado, jamais trazer para nós o que é do outro. Estar atentos e conscientes de nossas palavras, comportamentos e ações, tendo muito cuidado para não reagir ou agir como a pessoa que consideramos toxica.
2. BUSQUE paz e renovação
Para ter paz de espírito e podermos nos renovar, temos que conhecer nosso espaço e saber como delimitá-lo. Por isso, antes de qualquer ação comportamento ou reação, pare, respire, veja qual o melhor comportamento a seguir. Quando simplesmente reagimos, estamos sendo iguais ao outro e aí podemos perder rapidamente nosso autocontrole, autorreconhecimento. Isso nos leva a sentir culpa. O pior sentimento possível , traz para você o que não aprova no outro.
3. Seja firme e consistente nas suas ações e na sua comunicação, só assim é possível estabelecer limites.
Quando uma pessoa tóxica ultrapassar seus limites, reaja, seja assertiva e lembre a pessoa que a liberdade de um acaba quando começa a do outro. Se ainda assim ela ignorar essees limites, se afaste e reduza a interação com ela. IC
Se gostou do nosso texto, curta e compartilhe com quem acha que vai aproveitar!!!
Comments