top of page
Buscar
  • Foto do escritorEla Líder 360 Comunidade

Cooperação x Competição: O Poder da Colaboração

Muitas vezes, acreditamos que as pessoas não precisam cooperar, mas apenas obedecer e fazer o que foi determinado por alguém, por um líder, seja na família, no trabalho, no seu grupo social. Infelizmente, essa mentalidade pode trazer complicações.


Não se trata de ceder a autoridade, e também não significa entrar em uma corrida para competir. 



A competição ocorre quando duas pessoas desejam coisas diferentes, e o resultado é um confronto em que alguém sai vitorioso, geralmente o chefe. Envolve rigidez, ameaças, rouba a dignidade, diminui a comunicação e minimiza a interação entre as pessoas, transformando em relacionamentos tóxicos.


competição é quando duas ou mais partes lutam por um objetivo comum que não pode ser compartilhado, ou seja, o ganho de um significa a perda do outro. 


A competição acontece desde sempre na natureza, entre seres vivos que vivem no mesmo ambiente, que competem por água, alimentos, parceiros e tantas outras coisas.

Nós humanos geralmente competimos por comida, companheiros, riqueza, poder, prestigio, fama, e tantas outras coisas!


Essa concorrência é muito importante para a economia, mercado de trabalho, negócios. Existe também a concorrência dentro da empresa que geralmente é estimulada com o propósito de alcançar maior qualidade de serviços e produtos, a fim de que a empresa seja cada vez melhor, mais competitiva.


É muito comum considerar competição o oposto da cooperação, mas segundo R.G.Collingwood, a presença dos dois opostos é essencial para um sistema econômico equilibrado.


Por outro lado, a cooperação é a arte de operar juntos, mesmo com objetivos diferentes, em prol de um bem maior.

Envolve flexibilidade, escuta ativa e não competitiva. Enquanto um fala, o outro não busca superar, mas contribuir.


Já a colaboração (do Latim com- "com" + laborare "trabalhar") é quando duas ou mais pessoas, entidades ou organizações trabalham juntas a fim de atingir o mesmo objetivo. Colaboração e cooperação são similares. Mas para serem bem sucedidas, é necessário algum tipo de liderança a fim de organizar e coordenar com foco nos objetivos.


A cooperação visa aumentar o sucesso da equipe: "a colaboração é uma relação intencional em que todas as partes escolhem estrategicamente cooperar para alcançar um resultado compartilhado".


Ela mantém a dignidade e cria uma comunicação saudável. Quando optamos pela cooperação, construímos relações saudáveis, onde todos podem crescer, alcançar resultados excepcionais e prosperar juntos.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page